Reeducação Postural Global e a prevenção de alterações posturais

Reeducação Postural Global e a prevenção de alterações posturais

11 de maio de 2021

Postura correta

Quem nunca sentiu uma dorzinha nas costas e pensou “preciso melhorar minha postura” que atire a primeira pedra! Falar da postura é algo comum no nosso dia-a-dia, e ela é lembrada principalmente quando deitamos esparramados no sofá, quando passamos muito tempo em pé ou quando corrigimos as crianças levando suas mochilas escolares. Mas realmente sabemos o que é a postura? E o que fazemos efetivamente para melhorá-la? De início, é importante lembrar que a postura está longe de ser “uma coluna reta”. A postura envolve todos os seguimentos corporais, hábitos e até mesmo as emoções.

Postura e controle postural

Postura é o equilíbrio dos segmentos corporais entre si em determinada posição, proporcionando sustentação durante o movimento ou a ausência deste, de forma harmônica. É o resultado da interação complexa entre o esqueleto axial, musculatura e sistema nervoso central, que se converte em um ponto de partida estável para a execução de movimentos. É um contribuidor chave para qualquer tipo de movimento, desde tarefas de rotina diária até atividades físicas.

A postura correta é aquela onde essa harmonia corporal é mantida sem sobrecarga, mantendo cabeça, coluna, membros inferiores e superiores alinhados executando movimentos com a máxima eficiência e menor sobrecarga possível.

O controle postural se opõe à força da gravidade, que atua de forma contínua em todos os seguimentos corporais, e esse controle é o que mantém os seguimentos estáveis quando um movimento é realizado. Associando às informações sensoriais obtidas sobre a postura é formado o esquema corporal, onde cada seguimento do corpo no espaço é memorizado auxiliando tanto a percepção do ambiente quanto no movimento corporal.

Cadeias musculares e ação da gravidade sobre a postura
Fonte:https://www.revistakidsmais.com.br/noticia/saude/206/vamos-aprender-um-pouco-mais-sobre-rpg

Os sistemas receptores do corpo humano podem fornecer informações ambíguas ou incorretas para o controle postural durante as atividades normais, especialmente quando permanecemos em uma mesma postura por tempo prolongado.

Déficits no controle postural podem gerar desequilíbrio dos músculos posturais, o que leva a uma tensão biomecanicamente desfavorável de tendões e articulações e atividade muscular assimétrica, gerando potenciais problemas musculares. Como resultado de tensões prolongadas podemos citar alterações na coluna vertebral como: hiperlordose lombar, hipercifose torácica e escolioses.

As alterações posturais são consideradas um problema de saúde pública, principalmente as que afetam a coluna vertebral. Podem afetar a eficiência muscular, predispor os indivíduos à dor e condições musculoesqueléticas patológicas, além de alterações estéticas, e dependendo de sua magnitude, são capazes de causar comprometimento em atividades diárias. Essas alterações afetam todas as faixas etárias, podendo alguns hábitos posturais pouco saudáveis na infância apresentarem seus efeitos somente na idade adulta.

Atividades diárias e postura adequada

Na sociedade moderna, especialmente após o surgimento da pandemia do SARS-Cov2, é corriqueira a permanência por longos períodos em uma mesma posição, seja durante o trabalho, estudos ou lazer. Esses longos períodos assumindo posturas inadequadas faz com que o corpo “reconheça” essa postura como ideal, sobrecarregando músculos e articulações e levando ao aparecimentos de dores e alterações.

Como exemplo de atividade diária que tem gerado alterações posturais encontra-se o aumento do uso de dispositivos eletrônicos com telas, como computadores e smartphones. Esses dispositivos influenciam a atividade muscular da região cervical e têm sido associados à redução da capacidade de controlar a postura da cabeça, aumento da cifose torácica e diminuição da mobilidade cervical. Além disso, a postura também é influenciada pela nossa posição ao dormir, pelas nossas emoções, alegria, tristeza, estados de ansiedade, e o modo que encaramos o mundo.

Naturalmente, as pessoas buscam tratamentos somente quando há ocorrência de dor, mas em relação às alterações posturais, é importante que sejam realizadas medidas preventivas para inibir posturas inadequadas antes que elas se estabeleçam e tornem-se parte do esquema corporal.

Reeducação Postural Global - RPG

A fisioterapia dispões de recursos e técnicas que possibilitam a abordagem das alterações posturais desde as mais leves até casos graves, proporcionando melhora do controle postural, melhora da qualidade dos movimentos, redução da dor e consequentemente melhora da qualidade de vida.

Um dos métodos que atua diretamente buscando o equilíbrio postural é a Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, criado pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, que nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981 na França, após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

A RPG busca o reequilíbrio de todas as estruturas corporais com o objetivo de manter uma postura adequada. Utiliza o conceito de cadeias musculares, ou seja, todos os músculos são interligados ao longo do corpo desempenhando papéis funcionais específicos. A RPG envolve ativamente o paciente na manutenção de um alinhamento postural adequado, gerando assim um efeito de aprendizagem motora que leva a uma mudança comportamental.

O método baseia-se em três princípios fundamentais: a individualidade, que considera cada indivíduo único e que reage de maneira diferente a um problema ou doença; a causalidade, que alega que a causa de um problema pode estar distante do local do sintoma, não podendo tratar somente este local, mas sim sua origem; e a globalidade, que estabelece que corpo deve ser tratado em sua totalidade para busca do reequilíbrio e solução do problema.

Por meio de uma avaliação no início de cada atendimento são identificadas quais as cadeias ou grupos musculares que estão ocasionando a alteração postural ou sintoma. De acordo com essa avaliação, são selecionadas duas, de uma família de cinco posturas, para trabalhar com o problema identificado.

As cinco principais posturas da RPG.
Fonte:https://www.webconsultas.com/belleza-y-bienestar/terapiasalternativas/posturas-basicas-de-la-terapia-de-reeducacion-postural

O paciente permanecerá nas posturas durante o atendimento, enquanto o fisioterapeuta orienta a respiração e pequenas contrações, sem movimentos forçados ou bruscos, evoluindo as posturas de forma lenta e gradual. Assim o corpo reequilibra a musculatura, e a atuação das posturas sobre as cadeias musculares leva a adaptações que resultam em aumento da flexibilidade.

É uma ferramenta bastante eficaz para eliminar maus hábitos posturais, trabalhando de forma preventiva, evitando possíveis alterações e eliminando tensões. Consequentemente, a melhora da postura por meio do equilíbrio muscular acarretará em redução da sobrecarga articular, redução de dores, melhora da qualidade de vida e o melhor: os resultados já podem ser sentidos no primeiro atendimento.

ABADIYAN, F. et al. Adding a smartphone app to global postural re-education to improve neck pain, posture, quality of life, and endurance in people with nonspecific neck pain: a randomized controlled trial. Trials. v.22, p.274. 2021; AMADIO, C.; MOCHIZUKI, L. As funções  do controle postural  durante  a  postura  ereta. Rev. Fisioter. Univ. São Paulo. v. 10, n.1, p.7-15, jan/jun. 2003.; ARELLANO, J.C.V. Relações entre postura corporal e sistema estomatognático. JBA, Curitiba, v.2, n.6, p.155-164, abr./jun. 2002.; MORENO, M.A. et al. Effect of a muscle stretching program using the Global Postural Reeducation method on respiratory muscle strength and thoracoabdominal mobility of sedentary young males. J Bras Pneumol.v.33, n.6, p.679-686.2007.; PAOLO, P. et al. Global Postural Reeducation in patients with chronic nonspecific neck pain: cross-over analysis of a randomized controlled trial. Med Lav. v.109, n.1, p. 16-30. 2018.; SAVERIO, S.et al. The effect of a postural exercise program on muscle power in Italian high school students.J. Phys. Ther. Sci. v.32, p.626–631. 2020.

Débora Melo Mazzo
Débora Melo Mazzo

Mestre em Ciências da Saúde
Pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica
Formada no Método RPG pelo Instituto Philippe Souchard e Membro da Sociedade Brasileira de RPG
Proprietária da clínica Adhara – Reeducação Postural