Realização
24 de março de 2023

Olá,
Como estão?

 
Vocês já tiveram aquele sentimento de êxtase por terem realizado algo que gostariam muito?
 
Esse final de semana tive essa sensação ao ouvir um ídolo da música tocar, e fiquei pensando sobre isso, sobre como eu me senti preenchida com aquela conquista e em como ele deveria estar se sentindo com aquela multidão o apreciando e vibrando a cada nota do piano.
 
Fiquei imaginando durante aquele show lindo, quantas dificuldades aquele músico passou para chegar àquele momento, quantos planos foram feitos, quantos rabiscos criando notas, quantos erros, quantos acertos, quantas noites difíceis, quantas incertezas para chegar ali. O quanto ele precisou produzir e viver a música para chegar aos 67 anos, cheio de intensidade, realizando seu sonho e o sonho de tantos. Ah, que sentimento bom é o da realização…
 
Muitas vezes quando chegamos ao êxtase por conquistar algo grandioso, não nos lembramos do quão difícil e dura foi a jornada. Geralmente curtimos a vitória por alguns dias e momentos e logo o brilho da conquista diminui e passamos para o próximo desafio. Dias de luta e dias de glória, como num ciclo incessante, natural do ser humano, porque desde que nascemos buscamos realizar, concretizar, fazer algo novo, para sentirmos aquela sensação de vida, de constante descoberta e evolução.
 
Quando crianças, já os primeiros passos e as primeiras palavras são vibrados pelos nossos pais, não é mesmo? Imagina se os tombos ao aprender a andar nos tivessem feito parar de tentar, quantas coisas deixaríamos de fazer por ainda caminharmos em quatro patas?
 
Mesmo com as dificuldades, a persistência em crescer nos faz melhores e nos faz progredir.

Quando nos propomos a fazer algo em nossas vidas sabemos que o caminho poderá ter algumas pedras e alguns dias chuvosos, porém devemos continuar jogando diversas sementes, para que quando semearem consigamos “nos alimentar”.
 
A vida é um plantio e colheita constantes. Passamos por ela semeando sementes diferentes para cada momento, pois em cada situação precisaremos de um tipo de fruto. E não se preocupe com a chuva e com as pedras, lembrem-se que é a chuva que traz água para a plantação e as pedras que a fazem escorrer, então podem parecer ruins, mas são extremamente necessárias.
 
Não nos desanimemos, porque quanto mais tivermos empecilhos no caminho, mais prazer sentiremos ao concretizar nossos objetivos.
 
Quando olharmos para a realização do outro, pensemos que ele percorreu uma maratona para chegar até ali, e que para continuar sua vida com realizações, deverá continuar “correndo” essa maratona. A força vital está no prazer em ter objetivos e concretizá-los.
 
Então, não nos comparemos, porque somente cada indivíduo sabe o valor e a dor da sua jornada. Vamos continuar realizando. Seja indo a um show que muito deseja ou seja como músico, se apresentando nesse show. Cada momento de conquista é particular de cada um de nós. O que para alguém pode parecer pequeno, para o outro pode ser muito grande.
 
Sigamos plantando e colhendo. Sigamos concretizando. Sigamos vivos.
 
E aí, o que você tem plantado e colhido ultimamente tem te sustentado?
Conte um pouco para nós sobre isso.
 
Um abraço, e até logo.

Quéren Sales
Quéren Sales

Médica psiquiatra formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba. Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro - Escola de Saúde Pública - RS. Fellowship em Neuropsiquiatria Geriátrica HCPA-RS.

Comentários

Nenhum comentário encontrado