Insatisfação
16 de março de 2023

Olá,
Como estão?

 
Hoje vamos conversar um pouco sobre: INSATISFAÇÃO.
Você já sentiu angústia ou um sentimento de que as coisas não estavam como deveriam no relacionamento, trabalho ou outras áreas da vida?
Acho que sim, não é mesmo? É corriqueiro ouvir alguém reclamando sobre o dia a dia.
Hoje, com mídias sociais, notícias e tanta exposição de vidas, estamos sendo bombardeados por imagens de pessoas felizes, atraentes e cheias de realizações. E não importa que não seja real, as pessoas tem feito parecer que a vida beira a perfeição, e quem NÃO possui tudo isso não faz parte “desse mundo” ou não possui valor.
Contudo, o que vemos são mais e mais pessoas, que mesmo sabendo que a foto da grama do vizinho pode ser “fake”, ficam insatisfeitas por não poderem possuir tudo o que é vendido nas redes. O que gera desconforto, comparações, frustrações e  até mesmo inveja, ou seja, sentimentos autodestrutivos que corroem suas almas, em busca de algo não frutífero.

Comparação

A comparação e os sentimentos negativos geram insatisfação, infelicidade e distanciamento de nós mesmos. Nos sentimos menosprezados, ineficazes e insuficientes, porque achamos que a vida do outro tem mais brio.
A sensação de insatisfação nos toma porque nos comparamos, porque desejamos mais e sermos diferentes.
Mas, e como fugir dessa corrosão interna e sentir satisfação por tudo que somos e possuímos?

A resposta para essa pergunta está na mudança de comportamento. Em deixarmos de reclamar e sermos gratos, exercermos a gratidão.

Gratidão

A gratidão é o comportamento mais belo. Quando somos gratos por tudo que temos, transformamos a insatisfação em esperança, em evolução no amanhã.
Sermos gratos pela chuva na seca, por alguém que nos emprestou a cadeira em um dia cansativo, pela mãe que deixou de dormir para nos alimentar, pelo prazer de sentir o cheiro das flores, sermos gratos por tudo, pelos detalhes, muda a nossa percepção do agora e faz com que consigamos olhar para dentro e extrair o melhor de nós e das situações em que estamos passando. É com gratidão que conseguimos enxergar mesmo nos dias mais nublados aquela frestinha luz, e nos acender a vontade de sermos melhores.
Cada vez que somos gratos, nosso cérebro entende como algo satisfatório e elimina os sentimentos ruins e negativos de comparação social. A gratidão conecta e une as pessoas, faz com que nos preocupemos uns com os outros e com isso temos oportunidade de evoluir lado a lado. A gratidão agrega e não divide.

Pessoas que são gratas, independente do motivo, tendem a ser mais felizes e satisfeitas, têm melhores relacionamentos e fazem amigos com maior facilidade. Pessoas que são gratas dormem melhor, têm menos chances de exaustão, doenças psiquiátricas ou vícios e também lidam melhor com eventos traumáticos.
Comportamentos positivos levam a experiências sociais positivas, que como um continuum levam a mais sentimentos positivos.
O modo que enxergamos a vida representa o que acreditamos sobre ela. Quando programamos nossa mente para pensar coisas boas e frutíferas, nossa vida tende a mudar, pois junto a elas mudamos nossos pensamentos e emoções, o que transforma nosso comportamento.

Então, quando estivermos insatisfeitos com algo, repensemos se realmente vale a pena sentir esse desconforto ou se não é melhor lutar para que isso mude.
Que façamos da insatisfação uma mola propulsora para mudança dentro de nós. 
E você, o que pensa sobre isso?

Conte um pouco para nós.
Um abraço, e até logo.

Quéren Sales
Quéren Sales

Médica psiquiatra formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba. Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro - Escola de Saúde Pública - RS. Fellowship em Neuropsiquiatria Geriátrica HCPA-RS.

Comentários

Nenhum comentário encontrado