Gordura tem cor?
05 de maio de 2023

Gordura branca X gordura marrom

O tecido adiposo, seu metabolismo e suas particularidades têm sido alvo de muitos estudos, especialmente pela sua relação íntima com a obesidade e distúrbios metabólicos. Por incrível e mais contraditório que pareça, ele tem tanto a capacidade de armazenar energia quanto de gastá-la.

Nós temos dois tipos de tecido adiposo, o tecido adiposo branco (WAT) e o tecido adiposo marrom (BAT)

Enquanto o WAT é responsável por estocar o excesso de energia na forma de triglicerídeos, estando diretamente relacionado à obesidade, o BAT, sendo um tecido especializado na termogênese sem tremor (NST) para dissipar energia na forma de calor, pode influenciar no aumento da taxa metabólica corporal, podendo reduzir a obesidade.
Dentro do WAT existem dois tipos de adipócitos termogênicos: os adipócitos marrons clássicos (que fazem a termogênese adaptativa ao frio) e os adipócitos bege ou brite (células recrutáveis e plásticas). Além de uma atividade termogênica bem estabelecida da proteína de desacoplamento 1 (UCP1), vários mecanismos moleculares alternativos de NST foram descobertos, particularmente em adipócitos bege.

A ativação da termogênese da BAT aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), podendo contribuir para os efeitos ateroprotetores.

Possíveis papéis do BAT na homeostase da glicose no corpo inteiro foram sugeridos ao longo dos anos. Foi relatado que a exposição ao frio potencializa o efeito estimulador da insulina e aumenta a captação de glicose nos tecidos periféricos, incluindo músculo esquelético, WAT e BAT, resultando em tolerância à glicose melhorada.

Estudos clínicos e experimentais revelaram uma relação inversa entre a atividade/prevalência de BAT e parâmetros relacionados à adiposidade, como índice de massa corporal, conteúdo de gordura corporal e acúmulo de gordura visceral.

A atividade do tecido adiposo marrom/bege é inversamente proporcional à gordura corporal total. Indivíduos obesos submetidos à dieta e a exercícios físicos para redução de peso apresentam aumento da ativação de tecido adiposo marrom, mostrando-nos mais uma vez a importância da prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Referência:
Yuko OO, Saito M. Brown Fat as a Regulator of Systemic Metabolism beyond Thermogenesis. Diabetes Metab J. 2021 Nov;45(6):840-852

Mariana Swiech
Mariana Swiech

Personal Trainer na área de hipertrofia e emagrecimento com saúde. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Comentários

Nenhum comentário encontrado