Como uma vida regada a muito prazer pode te prejudicar?

Como uma vida regada a muito prazer pode te prejudicar?

13 de março de 2023

Comumente nos deparamos com falas na internet nos ensinando fórmulas mágicas para nos mantermos sempre motivados e felizes, sempre buscando a sensação de prazer até em atividades que não queremos executar. Afinal, qual o problema nesse anseio pelo prazer o tempo todo? Nosso cérebro sempre vai executar com maestria o que gostamos, o que nos motiva, sem tanto esforço… mas ser adulto também é realizar tarefas que não gostamos. É aí que mora o problema! Se você condicionar seu cérebro a sempre fazer o que te dá prazer imediato, num momento que você precise despender mais esforço, foco e atenção para uma tarefa que não te apetece, você entra num impasse de negociação, procrastinação e pode até sofrer porque não consegue engajar numa atividade obrigatória. 

Então o que eu faço para realizar essas atividades que não gosto tanto?

A motivação é uma importante chave para resolver essa charada! Como se motivar para algo que não gostamos, mas que precisamos executar?
Montar um plano de execução tendo como base alguns critérios pode ser uma ótima estratégia para executar essas atividades, tais como:
Hierarquia de prioridades: o que preciso fazer com urgência/prazo? Comece pelo mais urgente!
Horário do dia ideal: qual horário eu me sinto mais relaxado, focado para realizar essa tarefa?
Tempo para execução: quanto tempo vou levar para realizar essa tarefa? 1h? 30min? Posso fazer pausas? 
Recompensa final: o que vou ganhar no fim da tarefa? Alguma recompensa monetária? Satisfação pessoal? Um feedback bom no trabalho? 
A recompensa importa tanto quanto a disciplina de se manter engajado em uma tarefa a longo prazo e até construir um hábito novo. Isso serve para exercício físico, estudar uma disciplina que é particularmente complexa e até falar em público!
 
Gerencie sua rotina!
 
Conciliar sua rotina com atividades que geram prazer e satisfação com atividades que geram recompensas a longo prazo é uma ótima estratégia para evitar a procrastinação, por exemplo. Seu cérebro é plástico, ele se molda de acordo com os estímulos do ambiente e como você responde a esses estímulos. Em suma, uma vida equilibrada pode te fazer atribuir muito mais valor a atividades que geram recompensa e fazer um ótimo trabalho para atividades que precisam ser executadas. 
 
 

Nataly Ferreira
Nataly Ferreira

Psicóloga graduada pela Uninassau Campina Grande – PB, pós graduanda em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Faveni. Trabalha com Terapia Cognitiva Comportamental baseada em evidências científicas com foco em transtorno de ansiedade, transtorno de pânico e estresse crônico.

Comentários

Nenhum comentário encontrado