Ansiedade: remissão de sintomas efetivo

Ansiedade: remissão de sintomas efetivo

25 de abril de 2023

Como reduzir drasticamente os sintomas de ansiedade mudando o estilo de vida?

Você já deve ter ouvido falar que para tratar ansiedade é só tomar o alprazolam ou a fluoxetina na hora certa e está tudo certo… só que não é bem assim! O psicofármaco que seu psiquiatra receitou para você vai ajudar muito, mas o tratamento não se restringe apenas a ele. 

A função da medicação é “preparar o terreno” para seu cérebro receber as mudanças de comportamento, flexibilidade cognitiva e estilo de vida que uma excelente psicoterapia vai te proporcionar. Reduzindo o pico ansiogênico causado por áreas do cérebro que estão hiperativas, as primeiras mudanças do estilo de vida como a prática de exercício físico regular, regular o sono, mudanças na alimentação, exposição a luz e psicoterapia vão atuar na redução significativa da patologia diminuindo a chance de recaídas futuras. 

Um cérebro doente tende a ficar ainda mais doente

Se você acha que só fazer o tratamento pela metade vai funcionar, tenho péssimas notícias para você. Há uma grande chance de você criar tolerância a algumas medicações utilizadas por muito tempo, fazendo com que você precise aumentar a dose gradualmente. Em contrapartida, se você fizer o tratamento completo como leu acima, há grandes chances de você fazer o desmame das medicações utilizadas. A  mudança no estilo de vida é o que vai assegurar sua saúde psicológica por mais tempo, garantindo assim que você tenha um cérebro saudável.

Um cérebro saudável vai muito além de ausência de ansiedade

Lidar com as adversidades da vida de maneira funcional vai fazer você desenvolver uma resiliência para continuar aprendendo com a sua experiência no planeta Terra. Não existe uma vida sem problemas, mas conseguir resolver os problemas direcionando para o aprendizado é a base de uma boa saúde integral. Quanto mais qualidade de vida saudável você tiver, mais distante ficarão os sintomas ansiosos e a possibilidade de crises de ansiedade recorrentes. Não falamos de cura e sim de remissão e neuroplasticidade a partir do tratamento padrão ouro. 

Assista nossa live sobre Ansiedade com o médico psiquiatra Dr. Munir Jacob no nosso canal no YouTube

Nataly Ferreira
Nataly Ferreira

Psicóloga graduada pela Uninassau Campina Grande – PB, pós graduanda em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Faveni. Trabalha com Terapia Cognitiva Comportamental baseada em evidências científicas com foco em transtorno de ansiedade, transtorno de pânico e estresse crônico.

Comentários

Nenhum comentário encontrado