Mestrado acadêmico X profissional

Mestrado acadêmico X profissional

15 de março de 2022

Pós-graduação stricto sensu X lato sensu

Qual a diferença entre mestrado, especialização, MBA, doutorado? Se existe uma dúvida comum sobre a área acadêmica é essa!
Pois bem, a classificação do Ministério da Educação divide os cursos de pós-graduação em dois grandes grupos: os cursos stricto sensu e os cursos lato sensu. Ambos os termos são expressões que vêm do latim e que significam, respectivamente, “sentido estrito” e “sentido amplo”.
A escolha vai depender dos seus objetivos profissionais!

Mestrado acadêmico ou profissional?

Os cursos de mestrado fazem parte da chamada pós-graduação stricto sensu, que inclui também os cursos de doutorado. Independente se mestrado acadêmico ou profissional, o objetivo é desenvolver um trabalho de pesquisa, analisando um tema específico e entregando uma dissertação ao final do curso. Mas, então, qual a diferença?
As pesquisas acadêmicas são voltadas para temas relevantes para a sociedade, para o desenvolvimento e avanço de uma área do conhecimento, seja esta uma pesquisa prática ou teórica. O mestrado acadêmico forma profissionais com foco em pesquisa de nível superior, que está fortemente vinculado à docência.
Já o mestrado profissional tem uma visão mais específica na resolução de problemas práticos observados na rotina de empresas, ou seja, respondem a uma demanda do mercado de trabalho. As pesquisas são voltadas, principalmente, para o desenvolvimento de novas tecnologias que resultam num novo produto ou processo.
Independente se acadêmico ou profissional, o título permite que o indivíduo candidate-se para vagas em qualquer uma das áreas (a não ser que a vaga solicite uma formação específica). Portanto, ao escolher o programa de mestrado que deseja cursar, é importante  refletir sobre os seus objetivos profissionais a longo prazo.

Jaqueline Carneiro
Jaqueline Carneiro
PhD | Cientista

Farmacêutica, pesquisadora, professora, e co-fundadora do Rigor Científico, encontrou na ciência um lugar no qual aplicar a determinação aprendida com os esportes. A beleza e a complexidade da Química Medicinal a fizeram seguir por esse caminho, que a levou até laboratórios de pesquisa e outros lugares do mundo. Ser professora era visto como um efeito colateral, até pisar numa sala de aula. Naquele instante, mais madura pessoalmente e profissionalmente, percebeu possibilidades de impactar vidas diretamente. Hoje sonha alto e quer trazer mais pessoas para o seu mundo de ciência.

Comentários

Nenhum comentário encontrado