Extensão universitária

Extensão universitária

07 de maio de 2021

A extensão universitária, ou extensão acadêmica, é um dos três pilares fundamentais da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. Tem especial importância na universidade pública, que é sustentada com dinheiro público, pois é uma maneira de compartilhar com a sociedade externa à instituição as habilidades e o conhecimento desenvolvidos lá dentro. É uma oportunidade de troca com o ambiente não acadêmico, sendo que os participantes do projeto disseminam seus aprendizados mas também entram em contato com as necessidades e saberes da comunidade a que pertencem. As práticas extensionistas podem ser as mais diversas, como cursos, palestras, eventos esportivos, apresentações culturais, ações de saúde, entre outras.

Dentro da universidade, os projetos de extensão são vinculados à um departamento específico para isso. Geralmente, professores criam esses projetos dentro de suas áreas do conhecimento, passando por aprovação do departamento responsável e abrindo candidatura para alunos e demais interessados a participar.

O benefício à comunidade é claro, mas e ao aluno? Ao participar de um projeto de extensão universitária, o aluno ganha pelo simples contato com pessoas de fora do seu círculo acadêmico, consolidando e praticando o aprendizado de sala de aula, ao ganhar mais experiência profissional, conhecendo as necessidades reais de sua área, além de poder inspirar novos caminhos e ações. Participar de projetos de extensão não é obrigatório ao aluno do ensino superior. Porém, percebe-se a importância na formação do profissional, o que é bem visto no mercado de trabalho. Ainda, os projetos envolvem diversas pessoas, muitos sendo multidisciplinares, o que aumenta a rede de contatos (networking), outra importante contribuição à formação profissional.



A relevância da extensão universitária, tanto para o meio acadêmico como para a sociedade, pode e deve ser mais explorada e divulgada, para que seus benefícios atinjam cada vez mais pessoas.

Jaqueline Carneiro
Jaqueline Carneiro
PhD | Cientista

Farmacêutica, pesquisadora, professora, e co-fundadora do Rigor Científico, encontrou na ciência um lugar no qual aplicar a determinação aprendida com os esportes. A beleza e a complexidade da Química Medicinal a fizeram seguir por esse caminho, que a levou até laboratórios de pesquisa e outros lugares do mundo. Ser professora era visto como um efeito colateral, até pisar numa sala de aula. Naquele instante, mais madura pessoalmente e profissionalmente, percebeu possibilidades de impactar vidas diretamente. Hoje sonha alto e quer trazer mais pessoas para o seu mundo de ciência.