Gian Pal e colaboradores publicarem em 2021 um estudo apresentando dados de que a disbiose na cavidade nasal também pode estar envolvida com a patogênese da DP. Eles acreditam que a disbiose na cavidade nasal próxima ao bulbo olfatório, pode desencadear uma cascata de neuroinflamação nessa estrutura, que leva a uma eventual perda de dopamina na DP.
Para responder se a microbiota da cavidade nasal é realmente alterada em pacientes com a DP, os cientistas caracterizaram a microbiota nasal de pacientes saudáveis e de pacientes com a DP.
Os resultados desse estudo mostraram que indivíduos com a DP apresentam uma disbiose na cavidade nasal, caracterizada pela perda de bactéria benéficas e aumento da população de bactérias pró-inflamatórias. Uma vez que a mucosa nasal é relativamente próxima do bulbo olfatório, os resultados vão de acordo com a Hipótese de Braak, de que o bulbo olfatório é um dos locais onde o processo de neuroinflamação se inicia e se perpetua.
A microbiota da cavidade nasal de pacientes com a DP é diferente tanto dos familiares que moram juntos quanto de controles saudáveis aleatórios. A microbiota desses pacientes era composta principalmente bactérias pró-inflamatórias pertencentes ao filo Proteobacteria, incluindo a Moraxella catarrhalis. Além disso, foi observada uma redução significativa de bactérias com características anti-inflamatórias (SCFAs), como a Blautia wexlerae, Lachnospira pectinoschiza e Propionibacterium humerusii. Essa redução da população das bactérias SCFAs também ocorre na disbiose intestinal de pacientes com a DP. Portanto, os pesquisadores acreditam que esses microrganismos contribuem de maneira significativa para o equilíbrio da microbiota anti-infamatória, e que quando a população é reduzida, predispõem ao surgimento de populações de bactérias pró-inflamatórias.
Os dados apresentados por esse estudo fornecem evidências robustas para que a pesquisa sobre qual a exata contribuição da microbiota intranal ou a disbiose dessa região na neuroinflamação e patogênese da DP.
PARA SABER MAIS:
1) Staging of brain pathology related to sporadic Parkinson's disease
2) Stages in the development of Parkinson's disease-related pathology
Referência: PAL, G., RAMIREZ, V., ENGEN, PA., et al. Deep nasal cavity microbiota dysbiosis in Parkinson's disease. Nature Parkinson's disease, 7:111, 2021. doi: https://doi.org/10.1038/s41531-021-00254-y
Comentários