A natureza do conhecimento científico

A natureza do conhecimento científico

25 de março de 2021

O que é conhecimento?

Já parou para pensar?

Conhecimento é um substantivo masculino, que significa ato ou efeito de conhecer ou também, ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experimentação. Conhecimento é o conjunto de informações que um indivíduo adquire através da sua experiência, crenças, valores, aprendizagem no decorrer de toda a sua vida.

O ser humano é curioso, investigativo. Desde criança xeretamos sem parar por aí, descobrindo coisas novas a cada dia. Sentimos necessidade em conhecer, saber. Buscamos descobrir a essência das coisas, resolver contradições e checar a realidade. E o conhecimento pode ser classificado dependendo de como chegamos a uma resposta: popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico.

O Conhecimento Científico

O conhecimento científico nasce da necessidade do ser humano em buscar respostas e fazer experimentações que podem mudar sua vida. O conhecimento científico nasceu da necessidade da humanidade em conhecer como as coisas funcionam, como e por qual razão tais fatos ocorreram, do que determinado item é composto, como se forma a vida, etc.

Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, ou seja, a ordenação dos fatos, das ideias que formarão uma teoria, uma "verdade". Outra característica é a verificabilidade do conhecimento, podendo comprovar a teoria como verdadeira ou falsa. Ainda, o conhecimento científico é racional, objetivo e metódico.

A diferença entre o senso comum e o conhecimento científico reside em onde se encontram as respostas para questões do dia a dia. O senso comum se baseia nas crendices populares, na oralidade, no ouvir dizer, é informal. Em contrapartida, o outro exige uma base teórica, uma comprovação a partir de experimentações.

Mas e como se chega ao conhecimento científico? Através do método científico.

O Método Científico

Um grande nome da ciência de toda a história da humanidade, muito a frente ao seu tempo, Galileu Galilei, que era físico, matemático, astrônomo e filósofo propôs o método científico e revolucionou a Ciência e a sociedade na época, tornando possível a formulação de hipóteses sobre determinado tema, e elaborando deduções a partir dos fatos.

Toda pesquisa científica se inicia com uma pergunta. O conhecimento científico permite buscar respostas para esse pergunta, investigá-la através da experimentação, explicar e construir teorias a partir dos resultados. Abaixo desenvolvemos um esquema de como você pode aplicar o método científico no desenvolvimento das suas pesquisas. Conta para nós lá no Instagram (@rigorcientifico) se foi útil!

Fonte: GETTY IMAGENS

A sequência do método científico.

Marissa Schamne
Marissa Schamne
PhD | Cientista

Pesquisadora e professora universitária, farmacêutica por formação. Despertou o interesse pela pesquisa durante a faculdade na Iniciação Científica, que obviamente foi na área da neuropsicofarmacologia. Concluída a graduação, segue o caminho da carreira acadêmica e pesquisa até a co-fundação do Rigor Científico – onde encontrou uma maneira de expressar todo seu amor pela Ciência, e vislumbra a possibilidade de levar essas informações ao maior número possível de pessoas. Era uma pessoa tímida que conforme foi se inserindo no meio acadêmico encontrou uma forma de libertar-se dessa timidez, e agora matraqueia sem parar. Apaixonada pela natureza, esportes ao ar livre e a sensação de liberdade que isso traz. Gosta de viajar pelo mundo, seja através dos livros que lê ou das viagens que faz. Almeja alçar vôos mais altos divulgando ciência por aí.