Revisão sistemática: o que é?

Revisão sistemática: o que é?

31 de março de 2022

Uma revisão sistemática pode ser definida como uma revisão de uma questão claramente formulada que usa métodos sistemáticos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes e coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. 

As revisões sistemáticas possuem o objetivo de identificar, avaliar e resumir os achados de todos os estudos individuais relevantes sobre uma questão relacionada à saúde, tornando as evidências disponíveis mais acessíveis aos tomadores de decisão.

Considerando que a maioria dos profissionais de saúde não tem tempo para pesquisar todos os artigos originais, lê-los criticamente e obter as evidências necessárias para sanar suas dúvidas, revisões sistemáticas podem ser sua melhor fonte de evidência.

As revisões sistemáticas, como o nome indica, geralmente envolvem um plano detalhado e abrangente e uma estratégia de busca derivada a priori, com o objetivo de reduzir o viés, identificando, avaliando e sintetizando todos os estudos relevantes sobre um determinado tópico.

Tipos de revisões sistemáticas

As revisões de intervenção avaliam os benefícios e malefícios das intervenções utilizadas na saúde e na política de saúde.

As revisões de precisão dos testes diagnósticos avaliam o desempenho de um teste diagnóstico no diagnóstico e na detecção de uma doença específica.

As revisões de metodologia abordam questões relevantes sobre como as revisões sistemáticas e os ensaios clínicos são conduzidos e relatados.

Revisões qualitativas sintetizam evidências qualitativas para abordar questões sobre outros aspectos das intervenções além da eficácia.

As revisões de prognóstico abordam o curso provável ou resultados futuros de pessoas com um problema de saúde.

As revisões sistemáticas podem ser classificadas de acordo com o tipo de estudos incluídos, como por exemplo estudos clínicos randomizados, estudos clínicos não randomizados, estudos observacionais, estudos laboratoriais.

Revisão Cochrane

As revisões Cochrane são revisões sistemáticas realizadas por membros da Cochrane Collaboration, uma organização internacional sem fins lucrativos que visa ajudar as pessoas a tomar decisões bem-informadas sobre cuidados de saúde, preparando, mantendo e promovendo a acessibilidade de revisões sistemáticas dos efeitos de intervenções de saúde. Consiste de uma revisão sistemática de pesquisas em saúde e políticas de saúde publicada no Cochrane Database of Systematic Reviews (https://www.cochranelibrary.com/cdsr/reviews).

Meta-análise

O termo meta-análise caracteriza-se como um método que, quando possível, aplica-se uma análise estatística aos estudos primários analisados na revisão sistemática, combinando-os para obter uma estimativa global dos resultados. Isso possibilita aumentar não só a precisão das estimativas, mas também aumenta o poder estatístico. Uma meta-análise pode, em alguns casos, produzir resultados conclusivos quando estudos individuais primários são inconclusivos. Uma revisão sistemática não precisa necessariamente apresentar uma meta-análise para sintetizar seus resultados.

Resumindo...

Basicamente, revisão sistemática se refere a todo o processo de coleta, revisão e apresentação de todas as evidências disponíveis, enquanto o termo meta-análise se refere à técnica estatística envolvida na extração e combinação de dados para produzir um resultado resumido.

Referências: Cipriani A, Furukawa TA, Barbui C. What is a Cochrane review? Epidemiol Psychiatr Sci. 2011 Sep;20(3):231-3. doi: 10.1017/s2045796011000436. Gopalakrishnan S, Ganeshkumar P. Systematic Reviews and Meta-analysis: Understanding the Best Evidence in Primary Healthcare. J Family Med Prim Care. 2013;2(1):9-14. doi:10.4103/2249-4863.109934. Uman LS. Systematic reviews and meta-analyses. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry. 2011;20(1):57-59.

Juliana Larocca de Geus
Juliana Larocca de Geus

Doutora em Dentística Restauradora
Pós-doutorado em Odontologia - Endodontia
Professora Colaboradora do Departamento de Odontologia da UEPG
Professora do Mestrado da FACPP
Professora do Aperfeiçoamento e Especialização de Endodontia da ABOPG
Dentista Oficial Temporária do Exército Brasileiro
Responsável técnica da Clínica Be.O