Dentro destes estudos não houve diferença significativa em relação ao aumento da fome nos pacientes que consumiam adoçantes em cápsula, nem em pacientes que consumiram placebo. Também houve grande variação em relação aos estudos pois vários modelos de adoçantes foram utilizados. Entretanto, o que deve ser levado em consideração é que não houve aumento da fome relacionado ao uso dos adoçantes.
Dessa forma, os adoçantes demonstraram um potencial benéfico para aqueles que buscam a perda de peso, principalmente gordura, por redução das calorias ingeridas na dieta, se comparado ao uso de açúcar. Em relação ao aumento da fome ou da vontade de comer doce, mais estudos são sugeridos, porém não houve comprovação a partir da análise dos diferentes grupos de que algum tipo de adoçante realmente tenha relação com o aumento da fome, do apetite ou da vontade de comer doces.
Referência: The effects of low-calorie sweeteners on energy intake and body weight: a systematic review and meta-analyses of sustained intervention studies International Journal of Obesity https://doi.org/10.1038/s41366-020-00704-2